O 8ºH e a Planta do Futuro

 

Relacionado com o assunto “Alterações climáticas e biodiversidade”, foi proposto pela professora de Ciências Naturais, aos alunos do 8ºH, o desafio de participar no concurso nacional “A Planta do Futuro”, atividade inserida nas comemorações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

Assim, deveríamos dar largas à criatividade e fotografar, desenhar ou fazer um conto relacionado com uma planta fundamental no futuro do planeta, podendo tratar-se de uma planta já existente ou uma que venha a surgir no decurso da evolução em resposta a alterações na terra, água ou ar.

Em pequenos grupos, tendo por base conhecimentos previamente adquiridos sobre adaptações das plantas aos fatores abióticos e perspetivando o impacto das alterações climáticas num futuro próximo, esquematizámos o que seria a nossa planta do futuro. Definimos quais as características que esta teria de ter e surgiram-nos dúvidas às quais não soubemos responder de imediato. Cada grupo partilhou com a turma o trabalho efetuado, ideias e dúvidas.  Para obter resposta às questões colocadas, propusemo-nos pesquisar em livros, na Internet e no Jardim Botânico da Universidade de Lisboa. 

No dia 10 de abril fizemos a visita de estudo ao Jardim Botânico. Foi-nos proposto um pedi paper em que havia locais específicos a visitar de acordo com as dúvidas colocadas em aula. Para a maioria da turma, este foi o primeiro contacto com um Jardim deste género. Observámos plantas com características fantásticas, fomos autónomos no trabalho e respondemos às questões do pedi paper, fotografámos vários exemplares de plantas e recolhemos evidências tais como frutos, sementes, folhas ou pedaços de caules que se encontravam pelo chão.

O material recolhido no jardim foi observado em laboratório e, uma vez mais, os grupos partilharam as informações recolhidas durante a visita.

Finalmente parecia ter chegado o momento de fazer o trabalho que foi o ponto de partida para todas estas atividades. Individualmente foram feitos desenhos e contos que foram enviados no dia 3 de maio para o concurso “A planta do futuro”. Ao longo de todo o processo fomos avaliando o trabalho desenvolvido e indicando os aspetos positivos e negativos do mesmo. Por fim e a propósito das observações que fizemos no laboratório da escola, surgiu-nos a ideia de avançar com a proposta de criação de um mini Jardim Botânico. Em grupo, já fizemos as propostas que iremos apresentar à Diretora do nosso Agrupamento. Presentemente preparamo-nos para mostrar o nosso trabalho à escola e à comunidade no evento cultural “Culturalverca” que terá lugar no Jardim José Álvaro Vidal no próximo dia 26 de maio.

A turma do 8ºH

 

OS NOSSOS DESENHOS - PLANTA DO FUTURO 

 

pic_7414-tile1.jpg - 78.12 Kb

 

VISITA AO JARDIM BOTÂNICO E OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA

 

planta do futuro.gif - 1.30 Mb

Informações adicionais