Patrono

PATRONO

General português, com data de nascimento desconhecida, mas crê-se que tenha ocorrido por volta de 1620. A naturalidade permanece controversa, falando-se  que nasceu no Sobral, termo de Alverca,  mas recentes documentos parecem apontar para a freguesia de Santo Estêvão das Galés, Mafra.

 Estando na América Espanhola aquando do 1/12/1640, com outros portugueses planeou apoderar-se das galés espanholas carregadas de prata e fugir para Portugal. Descobertos, foram presos. Tendo conseguindo evadir-se e regressar à pátria, foi governador de Olivença e combatente no Brasil contra os Holandeses

Militou em Pernambuco contra os Holandeses, concorrendo para a tomada do Recife (1653).

Teve acção relevante na batalha de Castelo Rodrigo , travada em 7/7/1664. Agindo com rapidez e energia, vindo de Almeida, com um punhado de bravos fez retirar o forte exército do duque de Ossuna (3.000 homens), que sitiava a praça de Castelo Rodrigo , chave da defesa militar da Beira Alta e apenas guarnecida com 150 soldados.  

A Cruz de Pedro Jacques, em memorial do sucedido. Está classificada como Monumento Nacional. Os portugueses cépticos em relação à nossa independência, deveriam conhecer este local e irem ali a sete de Julho.

D.Pedro II agraciou-o com o título de Visconde da Fonte Arcada.  

Morreu em  08.12.1688

Informações adicionais